REVISTA DOS ESTUDANTES DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA
A Logoplaste Innovation Lab é a expressão de inovação de uma
empresa?
Quando em 1992 decidimos iniciar o processo de Internacionalização tínhamos
de criar uma vantagem competitiva para afirmar a Logoplaste face aos seus
concorrentes
internacionais.
Em
lugar
de
tentar
inventar
equipamentos/máquinas que pudessem criar essa vantagem optámos por
lançar um centro de desenvolvimento aplicado à Inovação – o I-Lab – que se
transformou ao longo dos últimos 15 anos na principal fonte de referência
internacional da Logoplaste .
Mas há que ter clara noção de que a inovação se faz a todos os níveis de uma
empresa e ao longo do seu dia-a-dia . De facto quem melhor pode assegurar a
transformação de uma empresa para novos patamares de excelência são todos
os Logoplastianos que trabalham nas 62 fábricas deslocalizadas nos dezoito
países onde estamos presentes. Eles são os motores da Inovação e de onde
germinam grande parte das ideias que nos permitem melhorar de forma
continuada a nossa relação com os clientes com que trabalhamos.
Com uma taxa média anual de crescimento superior a 20%, e com mais de
60
fábricas espalhadas pelos 4 continentes. O conceito “Hole in the Wall”
é a chave do êxito da Logoplaste?
A chave do êxito são os mais de 2.000 colegas que trabalham na Logoplaste .
Quem faz o sucesso de uma organização, e sobretudo quem faz a diferença,
são as “pessoas” .
Claro que a cultura tem de ser “única” , claro que temos de ter uma constante
preocupação em motivar , estimular ou comunicar com todos , de ter
procedimentos claros , padrões de qualidade irrepreensíveis , uma estratégia
clara e facilmente apreensível por quem trabalha na Logoplaste , de sermos
altamente competitivos , e de ter todos estes atributos associados ao nosso
modelo de negócio – o “hole in the wall” – é importante . Mas infelizmente, e
como não se pode patentear o modelo de negócio, tivemos de ter a
preocupação de nos diferenciarmos desde o 1º momento em ter os melhores,
independentemente da função a ocupar, a trabalhar na Logoplaste.